quinta-feira, 3 de março de 2016

41 - Formaturas


41 - Formaturas

     A conclusão do curso de 2o Grau coincidiu com a minha formatura do Curso de Piano.Esta, sim, foi cheia de gala. Com direito à audição antes da entrega dos diplomas.
     Lembro-me que, logo no começo do ano, cada aluno escolheu a peça musical que coroaria a festividade da conclusão do curso. Meu sonho era tocar o Scherzo de Chopin. Quase morri: já fora escolhido. Pensei na Balada do mesmo compositor. Também já tinha dono. Fiquei muito, muito decepcionada, revoltada, injustiçada. Foi burrice. Se havia tantas obras magníficas de Chopin! Mas emburrei e, por obra do destino, ouvi, pelo rádio ( a gente ouvia rádio como hoje se vê TV: a todo o momento) uma execução esplêndida de Ante El Escorial, de Lecuona. Pronto. Resolvi o problema, indo à Casa Ribeiro e encomendando a partitura. 
     Geniosa e criativa. Lecuona nunca entrara no Conservatório. Uma peça apaixonante. O melhor é que ninguém discutiu minha escolha. Aceitaram-na. E foi ótima!
      Não toquei muito diferente do pianista aí do You tube. Que bom. Pena que, passadas décadas, não toco mais.
    

      1959: Esse ano pra mim foi histórico, divisor de águas.Formatura do Curso de Letras
     A Faculdade elaborou um programa com 
    - missa na Capela do Colégio São José 
    - entrega dos diplomas em sessão solene( muito solene: nós às gargalhadas com as becas)
   - baile no Automóvel Clube

    Há fotos em que o Professor Retz me entrega o diploma. E  há também fotos do baile. Lembro-me que dancei com o Wilson e , entre uns passos de dança, ele gritava para o Dr que o tratara da mordida de cão:
-- Auauau!
     E o médico respondia, dando volteios nas danças:
     --Auauauauau!
    Não houve nenhum par mais interessante com quem eu dançasse.    
   Afinal, dancei com Labib, Nelson e Wilson.  Acho que o Nassib nem foi ao baile. E, se tivesse ido, não dançaria mesmo comigo.Também dancei com alguns amigos do Nelson. Lembro-me do querido Johnny. Um amigo, quase irmão.


Ante El Escorial-Lecuona - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=y-b4qjuHFqE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário